terça-feira, 5 de novembro de 2013

TOMATES

Tomate e seus benefícios


Não faz muito tempo, o tomate estava deixando as donas de casa de cabelo em pé com seu preço nas alturas. Quem lembra? O valor do quilo passava de R$10. Mas salada de alface e tomate no prato do brasileiro é tradição. Ele é popularmente conhecido como leguminosa, mas é uma fruta!
E você sabe quais são os benefícios para a saúde?
O tomate é vermelho devido ao licopeno, uma substância antioxidante, que ajuda no rejuvenescimento da pele, na neutralização dos radicais livres e ainda estimula a atuação do sistema imunológico.
O consumo, por até 4 vezes na semana, reduz a chance de ter câncer de pulmão ou próstata, isso com a ajuda do licopeno, que barra a metástase – quando as células cancerígenas se multiplicam – no estágio inicial da doença.
O tomate é rico em Vitamina A, a responsável por ajudar na visão e melhorar o sistema imunológico, Vitamina C, que protege contra a baixa imunidade, ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e a regular os níveis de colesterol. Em combinação com o potássio, a Vitamina C é ótima no combate as doenças cardiovasculares.
Tem mais: potássio, sódio, magnésio, cálcio e folato. O potássio regula o teor de água nas células. O sódio é super importante para a saúde, mas é preciso tomar cuidado pois, em excesso, ele pode causar hipertensão.
O magnésio auxilia na contração e relaxamento dos músculos, promove um bom funcionamento do cérebro, ajuda a prevenir diabetes e infecções e ainda ajuda no fortalecimento dos ossos. Já o cálcio participa da formação e manutenção dos ossos e coagulação sanguínea. O folato, também conhecido como Vitamina B9 ou ácido fólico, auxilia nas funções metabólicas, na construção de músculos, formação de hemoglobinas do sangue e até na prevenção de acidentes vasculares cerebrais.
Segundo pesquisa da Embrapa, a cor, a firmeza e a sanidade são as características mais importantes na hora da compra. Veja algumas dicas:
- Quando bem vermelhos servem para consumo imediato ou para molho.
- Evite comprar os frutos totalmente verdes, com furos, com manchas ou ferimentos.
- Não aperte ou jogue-os na banca para não estragar.
- Os tomates se conservam bem por poucos dias fora da geladeira.
- Guarde no gavetão da geladeira dentro de sacos de plástico perfurados.
- O tomate cru (inteiro ou picado) não deve ser congelado, apenas o molho.
- Os tomates tipo Caqui são ideais para salada.
- Para molho, purê e geléia prefira os tomates Santa Cruz (italiano) ou Saladinha.
Higienização
Lave em água corrente e deixe de molho em água filtrada com sanitizante geralmente à base de cloro. Em seguida, enxágue os frutos com água filtrada. Esse tratamento, assim como o uso de vinagre não elimina resíduos de agrotóxicos, mas elimina microorganismos.
Consumo
O tomate é geralmente consumido cru, na forma de saladas, sucos e molhos, mas os molhos são uma ótima opção. Quando aquecido, ele oferece mais licopeno. Dica: a casca do tomate é rica em antioxidantes, então use-a para preparar o molho.
Anote uma receita de molho de tomate para a macarronada de domingo:
Ingredientes: 2kg de tomate maduro (débora ou italiano) cortado ao meio e sem semente; 6 colheres de sopa de azeite; 1 cebola pequena picada; 2 dentes de alho amassados; 1 pitada de cominho; manjericão e sal a gosto.
Preparo: coloque 2kg de tomate maduro sem sementes na panela até amolecer, passe numa peneira.
Leve ao fogo 6 colheres de sopa de azeite e refogue 1 cebola pequena picada, 2 dentes de alho amassados. Junte o tomate processado e 1 pitada de cominho e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Acerte o sal e finalize com folhas de manjericão.
Bom apetite!
Quem faz exercícios físicos deve investir neste suco, que tem características isotônicas e energéticas. E mais: o tomate possui antioxidante, que protege o organismo dos radicais livres, também é rico em fibras e ajuda a complementar a dieta de quem quer perder peso.
Agora, anote a receita:
Bata no liquidificador 1 tomate maduro picado com casca, 1 copo de 200 ml de água e  uma pitada de sal. Para garantir as propriedades, tome na hora, sem coar, até uma vez ao dia.
Quem preferir, também pode incrementar o suco com algumas gotas de pimenta ou uma colher de chá de suco de limão. O manjericão ou a hortelã podem ser usados no final para decorar e dar um gostinho especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário