segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Receita de Caipirinha


A única e a verdadeira.
O autêntico drinque brasileiro.


Ingredientes
1 limão de casca fina
ou dois pequenos
açúcar
duas doses de cachaça artesanal
de qualidade superior, branca, nova e fresca
gelo picado ou em pequenos cubos


Modo de Fazer (dose mínima)
Retire as pontas do limão. Corte o limão em rodelas ou em várias partes, a partir das quatro obtidas com o corte em “x” do limão em pé. Em uma vasilha pequena ou copo grosso, coloque um pouco de cachaça, amasse as rodelas ou os pedaços de limão com um soquete de madeira para extrair o suco e o sumo da casca do limão. Despeje tudo no copono qual será servida a Caipirinha, complete com cachaça, acrescente açúcar a gosto ou mel ou adoçante e complete com gelo. Decore o copo com uma fatia de limão cravada na sua borda.


Receita do cachaçólogo, pingófilo e degustador Marcelo Câmara, que adverte:

– Qualquer outro drinque feito sem qualquer um destes ingredientes, ou não preparado rigorosamente deste modo, não pode ser chamado de CAIPIRINHA. Se for usado outro destilado ou fermentado ou outra fruta qualquer, não é CAIPIRINHA, nem pode ter um nome que se inicie com a raiz “CAIPI”. Portanto, caipirosca, caipirinha de vodca, caipirinha de gim, caipiríssima, caipirinha de rum, caipirinha de tequila, caipirinha de saquê, caipirinha de vinho branco são denominações impróprias, barbaridades, aberrações e constituem agressões à Cultura Brasileira. Seria o mesmo que imaginar uma feijoada sem feijão, uma pizza sem massa, um cuba-libre sem rum, um uísque sauer sem uísque etc.



O decreto nº 4.851, de 2.10.2003 define:
Caipirinha é a bebida típica brasileira,
com graduação alcoólica de quinze a trinta e seis por cento em volume, a vinte
graus Celsius, obtida exclusivamente com Cachaça, acrescida de limão e açúcar

( 
Art. 1º, § 4º).

A Melhor Aguardente

Dicas do “cachacier” Marcelo Câmara (ilhaverde.net)

PREÇO – Despreze cachaças em embalagens elaboradas, luxuosas ou caras demais.

ALAMBIQUE - Prefira uma cachaça artesanal, de alambique. Não se lê a palavra “artesanal” no rótulo (indicação proibida por lei), mas expressões como “de alambique” ou “fabricada por”.

CAIPIRINHA – A verdadeira cachaça é a nova, isto é, “branca”, incolor e com teor alcoólico de 38% a 48%. É a única adequada para preparar caipirinhas e batidas.

ENVELHECIDA – Não compre cachaça com mais de 4 anos de envelhecimento, pois estará demasiadamente amadeirada.

ALQUIMIA – Não compre “blends”, mistura de diversas cachaças ou cachaças envelhecidas em várias madeiras. Isso é feito por quem não sabe fabricar uma cachaça de excelência.

AROMA – Em casa, ao abrir a garrafa, aspire a cachaça ainda no gargalo: ela deverá ter cheiro de cana. Se não tiver cheiro do bagaço, não é cachaça boa.

COPINHO AMERICANO – O copo deve ser uma miniatura para que o aroma e o sabor sejam retidos.

TIRA-GOSTO – Os melhores acompanhamentos para a cachaça são as carnes e frutos do mar, fritos, assados ou defumados e frutas ácidas.

Fonte: Folha de São Paulo, 09 de junho de 2011.